Publicações

O QUE É ANALYTICS E QUAL SUA IMPORTÂNCIA?

Data de publicação: 18/01/2019

Analytics, ou Inteligência Analítica em português, é um campo abrangente, que utiliza técnicas matemáticas, estatísticas, de modelagem preditiva e machine learning para encontrar padrões e conhecimento significativo.

Hoje em dia, a tecnologia nos permite armazenar imensas quantidades de dados e executar algoritmos sofisticados. Assim, conseguimos produzir insights rápidos para tomar decisões assertivas baseadas em fatos. Através desses dados, podemos avaliar se nossas teorias são realmente verdades. E produzir resposta para perguntas que nunca pensamos em fazer.

O analytics nos dá essa possibilidade.

Qual a importância do Analytics?

Computadores mais rápidos e poderosos possibilitam o uso de análise e big data. Seja determinando riscos de crédito, desenvolvendo novos medicamentos, encontrando maneiras mais eficientes de fornecer produtos e serviços, prevenindo fraudes, descobrindo ameaças cibernéticas ou retendo os clientes mais valiosos, a inteligência analítica pode ajudar você a entender sua organização – e o mundo ao seu redor.

Métodos analíticos populares

Temos três principais usos do Analytics hoje em dia:

A estatística descritiva é o tipo mais antigo de analytics, é o modelo que ajudará a entender o que aconteceu e por que. Existem diversas análises descritivas em uso hoje – desde quantos cliques uma página recebe à razão entre quantas unidades são produzidas sobre o número de unidades vendidas.

análise preditiva tem ganhado popularidade. O desejo de prever o comportamento do consumidor tem sido um dos seus principais impulsionadores. O crescente poder computacional com capacidade de executar centenas ou milhares de modelos rapidamente – e a ampla adoção de técnicas preditivas, como máquinas de vetores de suporte, redes neurais e florestas aleatórias – estão levando a análise preditiva para dentro de muitas organizações. Esses modelos usam dados históricos e algoritmos preditivos para ajudá-lo a determinar a probabilidade do que acontecerá em seguida.

E a análise prescritiva é a grande novidade. Saber o que vai acontecer e saber o que fazer são duas coisas diferentes. A análise prescritiva responde à segunda pergunta, fornecendo informações sobre decisões ideais com base nos cenários futuros previstos. O segredo para a análise prescritiva é usar big data, dados contextuais e muita capacidade computacional para produzir respostas em tempo real.

A JDC tem um time completo para ajudar você e sua empresa a resolver qualquer tipo de problema, usando o analytics.

Entre em contato conosco e tire suas dúvidas!

0 Comentários

Deixe o seu comentário!




Onde Estamos

Avenida Cristóvão Colombo, 400
Segundo Andar - Savassi
Belo Horizonte – Minas Gerais.

Nossas redes sociais

Fale Conosco

+55 (31) 3568-5079

Parceiros