Publicações

ANÁLISE DE DADOS: COMO MELHORAR OS RESULTADOS DO SEU NEGÓCIO

Data de publicação: 06/11/2018

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

 

O primeiro passo para qualquer empresa expandir seus negócios e aumentar seus lucros consiste em voltar sua visão e seu entendimento para sua própria estrutura, seus próprios funcionamentos, talentos, fraquezas e para as condições primárias que a cercam e condicionam. Autoconhecimento é um valor que sempre foi enfatizado em âmbito individual, porém é muitas vezes esquecido no âmbito organizacional. No passado, essa capacidade de autoanálise era restrita, pois estava limitada à habilidade de indivíduos especialistas em interpretar dados e apreender padrões e tendências a partir de amostragens. Hoje, há uma infinidade de técnicas e métodos que mesclam estatística, inteligência computacional e otimização combinatória para endereçar essa análise. A eficiência dessas técnicas é tal que supera em muitas vezes a capacidade de autoanálise proporcionada no passado por equipes com centenas ou até milhares de indivíduos.

MASSA DE DADOS

A matéria prima necessária para alimentar qualquer método computacional de otimização estatística são dados, massas de dados que registrem o comportamento de qualquer fenômeno relacionado à atividade organizacional. Muitos dados úteis a esse respeito podem estar sendo já registrados pela empresa, como dados sobre os perfis de consumidores, vendas classificadas por dia, horário, marca, produto, dentre outros. Outros dados de interesse podem não estar sendo registrados no momento, de modo que os métodos de otimização estatística são escalonáveis e passíveis de eventual aprimoramento sempre que haja possibilidade de levar em conta dados relacionados a fenômenos antes ignorados.

ANÁLISES ESTATÍSTICAS

Análises estatísticas extraem de um corpo de dados padrões de comportamento, os quais são posteriormente modelados por meio de técnicas estatísticas e aplicados para a previsão do comportamento futuro dos dados associados ao fenômeno estudado. Dentre os fenômenos passíveis de previsão estatística, podemos incluir a demanda por produto ou serviço, o número de visitas por estabelecimento, os preços por matéria prima, dentre outros. O uso preciso e acertado das ferramentas de previsão permite à empresa direcionar seus recursos para maximizar os prováveis impactos positivos e minimizar ou mesmo anular os prováveis impactos negativos.

OTIMIZAÇÃO

A otimização, muitas vezes tratada pelo nome mais genérico de pesquisa operacional, é uma área multidisciplinar que busca maximizar ou minimizar o valor de uma ou mais variáveis de interesse respeitando rigorosamente um conjunto definido de restrições. Acoplando o ferramental matemático da otimização às técnicas preditivas da estatística e da inteligência computacional, é possível identificar o melhor cenário possível para um futuro provável. Com isso, as empresas podem empregar seus recursos para maximizar seus lucros inteligentemente com base tanto nos dados históricos registrados pela empresa quanto na garantia de otimalidade da alocação escolhida dentre todas as possíveis para o cenário futuro previsto.

O PAPEL DA JDC

O que torna a JDC única ao lidar com a otimização estatística é sua capacidade de articular e integrar áreas distintas como a estatística, a otimização e a inteligência computacional. Nossos especialistas em cada uma dessas áreas são altamente qualificados, têm experiência prática comprovada e trabalham de forma totalmente integrada. O resultado são soluções integradas inteligentes, muito superiores àquelas que poderiam ser oferecidas com o uso separado e individual de qualquer uma dessas áreas.

Texto por: Vanessa Miranda, José Ricardo Gonçalves, Marcelo Faraj

Estatística, Otimização, Pesquisa Operacional, Análise de dados, Interpretação de Dados, Otimização Combinatória, Massa de Dados

 

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

0 Comentários

Deixe o seu comentário!




Onde Estamos

Avenida Cristóvão Colombo, 400
Segundo Andar - Savassi
Belo Horizonte – Minas Gerais.

Nossas redes sociais

Fale Conosco

+55 (31) 3568-5079

Parceiros